terça-feira, 13 de setembro de 2011

MIGUEL SCHLEDER ( I )


            Estou iniciando hoje um retrospecto do trabalho que me coube, por delegação de meus colegas diretores das escolas de Morretes, nas comemorações relativas ao aniversário da cidade, no ano de 1972. Consistia em pesquisar e trazer para a coordenação dos festejos, uma biografia, tão completa quanto possível, de Miguel Schleder, que deu nome ao antes Grupo Escolar, e que naquele momento era uma Escola de Aplicação, funcionando junto à Escola Normal Estadual Silveira Neto. O trabalho é extenso e para não cansar os leitores vou dividi-lo em etapas. Nesta primeira vou relatar os procedimentos, passo a passo, a fim de chegar às fontes de informação a que recorri, os resultados alcançados, a fidalguia de meu informante, e comentários meus sobre as surpreendentes revelações contidas na carta que ele me escreveu, e no site www.feparana.com.br da Federação Espírita do Paraná. Numa segunda, a transcrição da carta com a confirmação das revelações que relatei na primeira.  E finalmente, numa terceira etapa, o anexo contendo a biografia de Miguel Schleder.

            Retroajo agora ao ano de 1974, no inicio da tarefa, dirigindo-me, quando em Curitiba, à Federação Espírita do Paraná. Meu objetivo era entrevistar-me com o Sr. Lauro Schleder, um valoroso tarefeiro da veneranda organização, e que, pelo sobrenome, tinha eu a esperança, fosse parente do meu biografado e me fornecesse as informações de que precisava. O Sr. Lauro não se encontrava na Federação mas graças ao conhecimento de que eu  desfrutava, pois  militava nas fileiras espíritas já há anos, foi-me confiado o endereço dele. Fui recebido na casa do Sr. Lauro com muita cordialidade e ao identificar-me, com lidador da seara espírita e estando lá com o objetivo de obter informações sobre Miguel Schleder, ele fez-me entrar e aí conversamos longamente sobre os mais variados assuntos, com enfoque especial, tanto na Doutrina que ambos abraçávamos como sobre a figura notável que fora seu tio Miguel Schleder. Hoje, decorridos 39 anos daquela visita, sinto-me um privilegiado, mas também um desleixado, podendo aplicar a mim mesmo o que o Sr. Lauro me diz em sua carta: “poucos elementos eu possuo a respeito daquele parente, isso devido a que, quando se é moço geralmente pouco nos interessamos por tais coisas; e quando entramos na idade provecta não raro topamos com dificuldades para colher, em boa fonte, os elementos para formar correta imagem desta ou daquela personalidade”. De fato, tempos depois da entrevista, eu recebia do Sr. Lauro,  pelo correio, a carta enviada a mim e anexa a ela a  biografia de Miguel Schleder. Entreguei esses documentos preciosos à coordenação das festividades sem ter o cuidado de providenciar e guardar uma cópia para mim. Agora, guardando na lembrança as minha providencias no passado, quase quatro décadas atrás, comecei a  recorrer aos  professores do Colégio Estadual Rocha Pombo, em cujos arquivos deveriam se encontrar os preciosos documentos. Graças aos amigos Profª Rosi Vani Conforto e Prof. Nelson Bertazoni eles foram  localizados,  cópias deles estão em minhas mãos e o que é mais importante, ficou afastado o temor de um extravio.

            Volto agora para os dias atuais, setembro de 2011.De posse dos documentos, tratei antes de tudo,  de conhecer melhor o Sr. Lauro Schleder graças ao qual tantas informações preciosas me chegaram às mãos. Acessei um dos sites da Federação o www.feparana.com.br  e lá encontrei: Lauro Schleder, 1905-1984. Deixou dois livros publicados: Pioneirismo e humildade e  Em  prol da civilização do Espírito . Foi conselheiro da Federação Espírita do Paraná onde proferiu inúmeras exposições doutrinárias. Dirigiu,também, o periódico Mundo Espírita  por mais de 20 anos consecutivos, deixando a direção desse órgão quando seu estado de saúde não mais permitiu passando a direção do jornal  para Victor Ribas Carneiro. Quando se realizou o IV Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas em Curitiba , Lauro Schleder, um dos promotores do conclave, assim se expressou: A Codificação Kardequiana constitui-se na maior revolução espiritual que já envolveu o gênero humano, pois sem ela o próprio Cristianismo não se completaria. A posteridade, não tenhamos a menor dúvida, um dia isso reconhecerá, proclamando-o.

            Minha pesquisa, no site da Federação continua e lá encontro a biografia de outro Schleder, o Sr.João Pedro Schleder,1846 -1921. Pertenceu ao grupo fundador da Federação Espírita do Paraná e em 2/8/1908, passou a integrar a Comissão Central Permanente primeiro  Conselho Superior e Legislativo da nova entidade. Em 30 do mesmo mês e ano foi eleito presidente permanecendo no cargo até 11/4/1909. Quando desencarnou em 22/6/1921, era o conselheiro mais antigo com quase 20 anos de permanência.

            Minha pesquisa penetra agora na carta que o Sr. Lauro me enviou e lá encontro o nome completo do meu biografado :Miguel José Lourenço Schleder que era um dos  12 filhos, de Miguel Schleder e Mariana Pletz. relacionados na carta a mim enviada. Da relação destaco três dos irmãos do nosso principal biografado: 1) João Pedro Schleder, já citado acima como um dos fundadores da Federação Espírita do Paraná; 2) José Lourenço Schleder, um dos companheiros do Barão do Cerro Azul no maldoso assassínio da Serra do Mar, na trágica noite de 20 de maio de 1894; 3. Luís Miguel Schleder, pai do Sr. Lauro Schleder ,o missivista do qual recebi a maioria das informações que estou passando agora, com muita honra, para o meu público.

            Encerro esta primeira parte, prosseguindo na próxima postagem com a  transcrição da carta do Sr. Lauro Schleder.

           Aos meus leitores o meu muito obrigado pela atenção.

           Prof. José Daher 

           








Um comentário:

  1. Obrigado, Professor.
    Ao publicar estas ricas informações sobre fatos e personagens de nossa cidade, o senhor presta mais um valioso serviço a todos.
    Constantino

    ResponderExcluir