domingo, 13 de novembro de 2011

VOLTEI


Frederico Figner, autor espiritual do livro "Voltei"

Livro "Voltei", psicografia de Francisco C. Xavier
            É o título de um livro.
            O nome excita a curiosidade quando se toma conhecimento do assunto. O autor, desencarnado em 1947, descreve com todas as minúcias, o seu despertar no plano espiritual após a morte física.
            O recurso para que a descrição chegasse até nós foi a psicografia, graças à mediunidade de uma pessoa muito querida e muito conhecida de todos os brasileiros: Francisco Cândido Xavier.
            O autor espiritual cuja biografia darei mais adiante, chama-se Frederico Figner, e usou o pseudônimo de Irmão Jacob.
            Antes de prosseguirmos, caberia aqui uma pergunta no mínimo curiosa: por que o título “ Voltei” se se trata de uma viagem para o outro plano que, pelo fenômeno da morte física, todos nós empreenderemos um dia?  Por que,  então,“Voltei” e não “Fui” ou  “Viajei” ?
            O livro é revelador já a partir do título. Na verdade, quando nos despojamos daquela vestimenta física que nos serviu de abrigo durante a nossa vida carnal, estamos retornando ao nosso lugar de origem, pois é lá a nossa morada habitual. Quando para aqui viemos pelo último nascimento, que se soma aos inúmeros outros, que já tivemos em nossa vida pregressa, estamos fazendo um novo estágio em nossa Casa Planetária, a Terra, na busca do aprendizado que nos levará a novas etapas de crescimento e evolução.
            Falemos agora do livro, de seu autor espiritual, e pasmem os meus leitores(as), de uma conexão com Morretes que descobri ter existido em anos das décadas de 40 e 50.
            Nossa Terra parece ter uma predestinação histórica que a liga a fatos e pessoas marcantes pelos seus feitos   e pelo papel importante que representaram no meio social a que estiveram integrados. Não faz tempo tivemos o privilégio de publicar em nosso blog a história de um paranaense ilustre que não somente começou em Morretes sua carreira de professor brilhante, como também foi homenageado mais tarde, com a denominação do nosso estabelecimento escolar mais tradidional. Referimo-nos ao Prof. Miguel Schleder.
            O livro “Voltei”, de boa apresentação, contém em sua capa as indagações para as quais  oferece as respostas:
            Há vida depois da morte? Se a vida continua para onde vai o espírito que sobrevive a morte?
            Será mais fácil ao espírita entrentar a situação além-túmulo? Conheça as respostas nesta obra de conteúdo revelador.
            O autor espiritual retorna do mundo maior, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, para nos esclarecer sobre assuntos interessantes tais como:
 -  desligamento do corpo físico;
-   retorno ao mundo espiritual
-  encontro com os amigos;
-  dificuldades de intercâmbio mediúnico
- reajustamento à nova vida.
            Biografia do autor espiritual :
            Frederico Figner, nasceu em 2 de dezembro de 1866, na cidade de Milevsko, atual República Tcheca.
            Aos 16 anos deixa sua pátria e migra para os EUA passando depois pelo México, América Central e finalmente chega ao Brasil, onde ingressa no ramo de gravação de músicas em discos fonográficos e distribuição de máquinas de escrever. Após muitas lutas, tornou-se próspero negociante e adquiriu uma sólida estabilidade econômica.
            Conheceu a Doutrina Espírita através de Pedro Saião que durante dois anos freqüentou a loja de Figner para palestrar sobre Espiritismo e Cristianismo.Vários acontecimentos o levaram ao Espiritismo e, em 1903 já se encontravam vestígios de suas atividades na Federação Espírita Brasileira.
            Durante muitos anos, na sede da F.E.B. na Av. Passos(centro do RJ), tomou ditado de receituário mediúnico e aplicou passes em numerosos doentes aos quais se dedicava com amor cristão. Foi tesoureiro, vice-presidente e membro do Conselho Fiscal da FEB. Do seu casamento com D. Esther de Freitas Reys, em 1897, nasceram seis filhos. Tornou-se espírita modelar exemplificando por seus atos a Doutrina que divulgava pela palavra escrita e falada. Frederico Figner desencarnou em 19 de janeiro de 1947. Um ano após sua desencarnação, retornava ao convívio dos irmãos de ideal e serviço., ditando esta obra ao médium Francisco Cândido Xavier.
            Agora a conexão.Em meados da década de 40, transferiu-se para Morretes, oriundo do Rio de Janeiro, um casal de europeus. Ele. Emílio Figner. Ela Maria Gaertner Figner. Conheci-os e com eles convivi por muitos anos.
            Na casa de comércio de meu pai recebíamos, vez por outra,a visita do casal que lá comparecia para compras quando então entretínhamos com eles agradáveis conversações. Com o tempo, e com o meu ingresso nas fileiras espíritas, fiquei sabendo que o Sr. Emílio era irmão do Sr. Frederico Figner, o mesmo que biografamos linhas atrás.Achando interessante essa correlação com Morretes surgida com a vinda do Sr. Emílio para cá procurei informações mais detalhadas sobre a vida do casal aqui em Morretes e para tanto apelei para uma filha da saudosa Sebastiana, a Ida que me deu por telefone e depois por e-mail as informações, valendo-se por sua vez da irmã dela, a Tânia. Eu precisava saber se o casal Emílio/Maria, ambos já falecidos, haviam sido sep ultados  em Morretes. A informação que me foi passada por gentileza da Ida é a seguinte: em janeiro de 1961, por motivo da doença de que fora acometido o Sr. Emílio, um câncer,o casal viajou para o Rio de Janeiro.Amparado pela família o Sr. Emílio foi submetido a tratamento mas, naquele mesmo ano de 1961, faleceu, sendo sepultado no Rio de Janeiro.
 Dona Maria, então viúva e não possuindo nenhum parente consanguínio, resolveu voltar a Morretes, terra onde se sentia bem adaptada. Aqui foi acolhida pela Sra. Sebastiana Bergamini e passou a viver com a nova família como se a ela pertencesse. Dona Maria faleceu em 1991  com a avançada idade de 99 anos, seis meses antes de completar 100 anos. Ela sim teve seu corpo sepultado em Morretes. Lembro-me que Dona Maria, na sua viuvez, leu e releu várias vezes o livro “Voltei”, solicitando-o por empréstimo à biblioteca da União Espírita Jesus Maria José.
            Bem amigos, espero que tenham apreciado a narrativa, fruto das minhas mais caras lembranças. Mas há outras com as quais pretendo presentear os meus pacientes leitores. Até a próxima.
          Um grande abraço do
         Prof. Nazir



4 comentários:

  1. Puxa, deve ser muito interessante esse livro! Estou lendo a série de livros do autor espiritual André Luiz, também psicografada por Chico Xavier. No momento estou no quarto, "Obreiros da Vida Eterna". São livros que relatam o que acontece quando nascemos, morremos e a vida no Mundo espiritual. Com certeza o livro "Voltei" também deve ter relatos muito interessantes sobre isso. Assim que puder, pretendo lê-lo. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nazir! Em primeiro lugar a minha surpresa e satisfação por encontrá-lo através deste blog, através da leitura de um texto seu a respeito do seu Tone. Tenho ótimas e agradáveis lembranças dele: guri, ainda, ia tomar chimarrão com ele, seu Arlindo de Castro, seu Honório e com o Honilson Madalozo, na sua alfaiataria. Agora você fala sobre o seu Figner e dona Maria. E sobre dona Sebastiana. Abraços, Mauro.

    ResponderExcluir
  3. Outro dia estava recordando uma discussão azeda entre seu Figner e vovô Serôa, lá do Petinga. O motivo foi Getúlio. Então eu me perguntei: por onde anda seu Figner? Você deu a resposta. Abraços, Mauro

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando informacoes sobre a senhora Figner no que se referia a sua origem e acabei encontrado o teu post. Me trouxe lembrancas dessa senhora maravilhosa que morava na casa da Vo' Sebaste. Sou a neta mais velha da Dona Sebastiana e durante as ferias ia sempre a Morretes. Me lembro bem da "Tita" (dona Maria) era sem duvida uma pessoa aristocrata e muito reservada. A sua historia sempre me impressionou, alguem com a cultura que possuia, poliglota e com tantas historia pra contar. Saudades da Tita, da Vo' Sebaste, do Vo^ Vile ... de Morretes. Abracos Ana Amelia

    ResponderExcluir